Sintomas e tratamentos
O colo do útero é a porção mais inferior do útero e que se insere na porção superior da vagina. Existe uma parte do colo dentro da vagina e parte dentro do abdome.
Causa do Câncer de Colo do Útero
O câncer de colo do útero tem vários subtipos histológicos (origens diferentes), podendo ou não ser relacionado ao vírus HPV. Contudo, sabemos que aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo estão associados à infecção persistente por esse vírus.
Sintomas principais
Os principais sintomas desse câncer são:
- sangramento após relações sexuais;
- sangramento vaginal anormal em frequência, intervalo ou volume;
- corrimento vaginal amarelo cristalino ou sanguinolento com odor fétido;
- dor pélvica (em casos mais avançados).
Fatores Predisponentes
Os fatores que contribuem para o risco de desenvolver o câncer do colo do útero são:
- tabagismo;
- relações sexuais com múltiplos parceiros;
- não utilização de métodos de barreira (condom feminino ou masculino);
- infecção por HPV;
- em alguns subtipos, predisposição genética;
- infecção por outras ISTs;
- imunossupressão.
Tratamento do Câncer de Colo de Útero
O tratamento do câncer de colo de útero depende do subtipo histológico e do estágio em que foi feito o diagnóstico, chamado de estadio (quão avançada está a doença). Pode variar desde a retirada do colo do útero, com preservação da fertilidade, retirada do útero, cirurgia de Wertheim-Meigs (cirurgia mais complexa que envolve retirada do útero, ligamentos em volta do útero, e gânglios de drenagem da pelve e 1⁄3 superior da vagina), radioterapia, braquiterapia, quimioterapia ou um conjuntos destes procedimentos.
Quando o diagnóstico é feito de forma precoce, o prognóstico é excelente. Portanto, não deixem de realizar visitas regulares ao ginecologista e de fazer o preventivo/ papanicolaou!