Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h


Câncer de Colo de Útero é um dos mais comuns do sistema reprodutor feminino. É muito importante conhecer os seus sinais e as suas principais causas, para preveni-lo de forma adequada.

Hoje você vai saber mais sobre essa doença e as suas principais características. Tenha uma boa leitura!

O que é o colo do útero?

O colo do útero é a porção mais inferior do útero, se inserindo na porção superior da vagina. Existe uma parte do colo dentro da vagina e uma parte dentro do abdômen.

Qual a principal causa do câncer do colo de útero?

câncer de colo de útero tem vários subtipos histológicos (origens diferentes), podendo ou não ser relacionado ao vírus HPV. Contudo, sabemos que aproximadamente 70% dos casos de câncer de colo estão associados à infecção persistente por esse vírus. Assim, é muito importante adotar formas de prevenção.

Quais são os sintomas do câncer de colo do útero?

Os principais sintomas dessa doença incluem:

  • Sangramento após relações sexuais;
  • Sangramento vaginal anormal em frequência, intervalo ou volume;
  • Corrimento vaginal amarelo cristalino ou sanguinolento com odor fétido;
  • Dor pélvica (em casos mais avançados).

Quais são os fatores de risco do câncer de colo de útero?

Apesar de o vírus HPV ser a causa principal do câncer de colo do útero, existem alguns fatores que podem favorecer o seu surgimento. São eles:

  • O tabagismo;
  • Relações sexuais com múltiplos parceiros;
  • A não utilização de métodos de barreira (condom feminino ou masculino);
  • Em alguns subtipos, predisposição genética;
  • A infecção por outras ISTs;
  • A imunossupressão.

Como é o tratamento do câncer de colo do útero?

O tratamento do câncer de colo de útero depende do subtipo histológico e do estágio em que foi feito o diagnóstico, chamado de estádio (quão avançada está a doença). Ele pode variar desde a retirada do colo do útero com preservação da fertilidade, até a retirada do útero ou a cirurgia de Wertheim-Meigs (cirurgia mais complexa que envolve a remoção do útero, dos ligamentos à sua volta, de gânglios de drenagem da pelve e de ⅓ superior da vaginal). Além disso, as técnicas complementares incluem a radioterapia, a braquiterapia, a quimioterapia ou um conjunto destas práticas.

Quando o diagnóstico é feito de forma precoce, o prognóstico é excelente. Portanto, não deixe de realizar visitas regulares ao ginecologista e de fazer o preventivo/ papanicolaou!

Agora você conhece a principal causa do “câncer de colo do útero”, assim como seus sintomas e tratamentos. Cuide da sua saúde, da sua qualidade de vida e da sua vida sexual tomando os cuidados necessários para evitar essa doença. Conte com um bom ginecologista para te acompanhar e te dar orientações sempre que necessário!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você tiver se identificado com algum sintoma ou tiver com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato para agendar um horário! Venha fazer uma avaliação ou dar continuidade aos seus check-ups de rotina.

Leia também:

Histeroscopia: o que é?

Gravidez Ectópica