Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h

Detectando Câncer no Colo do Útero com Papanicolau

Detectando Câncer no Colo do Útero com Papanicolau

O Câncer no Colo do Útero é um dos principais tipos de câncer que afetam as mulheres. Hoje queremos conversar sobre a sua detecção, falando especificamente do exame de Papanicolau, que nos ajuda a identificar essa doença em estágios iniciais.

Fique conosco para se manter informada! Esperamos que aproveite a leitura.

O que é o Papanicolau?

O Papanicolau é um procedimento ginecológico é um exame que revolucionou o diagnóstico precoce do “Câncer no Colo do Útero”. Nele, células dessa região são coletadas e analisadas em laboratório, permitindo-nos verificar se há ou não o risco de uma mulher estar com câncer.

O exame não permite confirmar esse diagnóstico, mas sim a descobrir a suspeita antes que a doença apresente qualquer sinal ou sintoma. Ele permite que o ginecologista desconfie da presença desse tipo de câncer e faça uma avaliação mais aprofundada para descobri-lo ainda em seus estágios iniciais.

Quando há uma suspeita, o médico deve pedir outros exames para confirmar ou descartar a hipótese de câncer. Pode ser solicitada uma biópsia no colo do útero, por exemplo.

Como é feito o Papanicolau?

Durante o exame de Papanicolau, o ginecologista insere um espéculo na vagina para conseguir visualizar o colo do útero. Ele então utiliza um instrumento que se assemelha a uma escova ou espátula para raspar algumas células da região, coletando-as e enviando-as posteriormente para um laboratório para análise. 

No laboratório as células são examinadas e é obtida a resposta positiva ou negativa para a suspeita de câncer. A mulher pode realizar o exame de Papanicolau no próprio consultório ginecológico, sem a utilização de anestesia. 

O procedimento é rápido e a maioria das pacientes o considera bem “tranquilo”, embora possa haver certo desconforto na inserção dos instrumentos. Escolha um ginecologista com quem você se sinta à vontade para tirar dúvidas e compartilhar qualquer incômodo que tenha em relação ao processo!

Quem deve fazer o exame de Papanicolau para prevenir o câncer no colo do útero?

As orientações podem variar, mas de forma geral recomenda-se que mulheres com idade entre 25 e 65 anos façam o exame de Papanicolau de maneira regular. As mulheres que estão abaixo ou acima dessa faixa etária podem ou não precisar fazer esse exame, dependendo do seu histórico de saúde pessoal e familiar. 

Se há histórico de câncer de colo de útero na família, por exemplo, pode ser muito importante que a paciente faça esse teste regularmente mesmo estando fora da faixa etária mencionada.

A frequência da realização do Papanicolau 

A frequência recomendada do Papanicolau depende da idade, de resultados anteriores do exame e do histórico prévio da paciente. Mais uma vez é indicado conversar com seu ginecologista para recomendações específicas do seu caso.

Para mulheres dentro da faixa etária referida ou para aquelas que têm algum fator de risco mais relevante, é indicado fazer o exame ao menos anualmente. Essa frequência pode aumentar de acordo com indicações do seu médico.

Interpretando os resultados do Papanicolau

Os resultados do Papanicolau podem ser classificados como:

  • Resultados normais: Não indicam suspeita de câncer.
  • Resultados anormais: Indicam que há uma possibilidade, mas não significam necessariamente que a paciente está com câncer. Eles também podem apontar a presença de células pré-cancerígenas ou outros tipos de alterações.
  • Resultados inconclusivos: Não eliminam nem confirmam que há suspeita de câncer, também indicando a necessidade de outras avaliações.

A relação entre HPV e câncer no colo do útero

Você sabia que alguns tipos de HPV estão fortemente relacionados com o câncer de colo de útero? As lesões causadas por certos vírus de HPV podem se tornar cancerígenas se não forem tratadas adequadamente.

O Papanicolau é um exame que permite identificar essas lesões mesmo quando elas não causam nenhum sintoma para a mulher. Essa é mais uma forma pela qual esse teste ajuda a identificar essa doença no começo ou mesmo ajuda a preveni-la.

O exame de Papanicolau é um grande parceiro na prevenção e na identificação precoce do câncer de colo do útero. Não subestime a importância de consultar seu ginecologista regularmente! 

O que você achou do conteúdo de hoje? Para mais informações sobre tratamentos e a prevenção de câncer ginecológico, visite o blog da Dra. Paula Deckers!

Dra. Paula Deckers
Ginecologista Obstetra
Ginecologista oncológica
CRM: 168500 – SP | RQE 114443

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.