Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h

Como saber se estou entrando na menopausa?

A menopausa é um data fixa que corresponde à ultima vez que a  menstruação ocorreu. A data pode ser dada como definitiva após pelo menos 1 ano de ausência de menstruação. 

O mais comum é que a menopausa ocorra entre os 45 e 55 anos.

A fase de transição para a menopausa, tipicamente caracterizada por irregularidade menstrual e aumento dos períodos entre menstruações, chama-se  climatério. 

 

A partir do início do climatérico (pode iniciar alguns anos antes da menopausa propriamente dita) é frequente a presença de sintomas que são devidos à queda das taxas hormonais (principalmente do hormônio estrogênio).

As caraterísticas mais comuns do climatério são:

  • Irregularidade menstrual e mudança no padrão de fluxo menstrual
  • Ressecamento vaginal, redução de libido
  • Infecções urinárias com mais frequência/ incontinência urinária
  • Ondas de calor ou fogachos: geralmente são episódios súbitos que começam em troco pescoço e face que podem ser acompanhadas de uma vermelhidão momentânea dos mesmos locais ou de palpitações, suor, tontura
  • Irritabilidade, depressão, labilidade emocional
  • Esquecimentos frequentes, insônia
  • Unhas e cabelos quebradiços, pele mais opaca e menos viçosa e menos elástica
  • Alterações da distribuição de gordura corporal, com redução em locais tipicamente femininos como nádegas, quadril, coxas e aumento da gordura abdominal e em poção superior do corpo.
  • Fragilidade dos ossos (osteopenia ou osteoporose)
  • Dor articular e muscular
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares como infarto, AVC etc.

Não há exames para diagnóstico de menopausa ou climatério.  Os exames mais solicitados são FSH , LH e estradiol (hormônios relacionados ao ciclo menstrual), que quando alterados podem auxiliar no diagnóstico de climatério, mas se normais não excluem essa  possibilidade diagnóstica.

Por isso, o quadro clínico deve ser avaliado como um todo por um médico , que pode solicitar alguns exames para esclarecimento diagnóstico e para exlusão de outras causas que podem levar aos sintomas acima descritos.

Tratamentos para sintomas climatéricos

A fase do climatério pode ser muito difícil para algumas mulheres e quase imperceptível para outras. Para as pessoas em que há queda grande no bem-estar, qualidade de vida ou que tenham passado por  menopausa em idade precoce, pode ser indicada a terapia de reposição hormonal.

A terapia de reposição hormonal repõe os hormônios que não estão sendo mais produzidos e melhoram os sintomas, principalmente o estrogênio. Existem várias formas de administração desses hormônios.

A terapia de reposição hormonal é uma das terapêuticas mais eficazes para tratamento de sintomas climatéricos e tem benefícios como proteção dos ossos e de alguns tipo de câncer, além da melhora da vida sexual, incontinência urinária/ infeção urinárias e qualidade de vida no geral.

Porém. não são todas as mulheres que podem receber esse tipo de tratamento pois ele também oferece alguns riscos como aumento de incidência de doenças cardiovasculares, alterações no fígado, aumento da chance de tromboses e  aumento da chance de outros tipos de câncer. (ex mama e endométrio).

Como todos os tratamentos, existem prós e contras e os riscos e benefícios devem ser bastante discutidos com as pacientes.

Pode-se também realizar o tratamento com algumas outras medicações não  hormonais como antidepressivos que podem auxiliar não só nas queixas relacionadas a humor, dificuldade para dormir etc. como também nos calores! Existem também alguns fitoterápicos que podem ser usados com benefício grande no alívio dos sintomas em algumas paciente.

Independentemente do tipo de tratamento escolhido/ indicado ou mesmo na ausência de tratamento   a manutenção de uma dieta saudável e a prática de  exercícios físicos regulares pode auxiliar na redução de sintomas além de proporcionarem muitos outros benefícios.

Posso engravidar no período do climatério?

Apesar de uma gravidez ser muito menos provável, ela não é impossível. Além disso, uma gravidez em idade mais avançada tem mais riscos de complicações obstétricas maternas e fetais.

Na fase do climatério a ocorrência da ovulação é mais mprevisível e errático, portanto converse com seu médico e mantenha métodos de  anticoncepção caso não deseje engravidar!

Menopausa Precoce

O que pode causar?

A menopausa precoce é aquela que ocorre antes dos 40 anos de idade.

Pode acontecer naturalmente (mais raro) ou associada a algumas doenças autoimunes, doenças crônicas e graves, uso de quimioterápicos ou realização de radioterapia, cirurgias em que houve manipulação dos ovários, em pacientes fumantes e em pacientes com predisposição genética para tal.

Em paciente jovens, costuma haver grande impacto na em qualidade de vida  e maior incômodo com as alterações funcionais, estéticas e psiquiátricas que podem ocorrer no período do climatério. Além disso,  a menopausa precoce pode levar à impossibilidade de ter filhos biológicos o que pode afetar amplamente a esfera psicológica e a dos relacionamentos amorosos.

Quando o risco de menopausa preococe é dectado, existem algumas estratégias para preservação da fertilidade como congelamento de óvulos/ embriões. Entretanto, muitas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia e é   imprevisível,  impossibilitando a preservação da fertilidade

Qual o tratamento?

Na maioria das vezes, a paciente com menopausa precoce têm benefício muito grande de repor os hormônios que deixaram de ser produzidos e os riscos associados são menores.

Caso apresente alguns dos fatores de risco acima listados ou apresente sintomas da menopausa consulte seu médico!