Quando fazer hemograma completo?
O pré-natal é todo o acompanhamento médico que é feito para dar suporte à saúde da gestante e ao desenvolvimento do bebê. Vários exames são realizados para a detecção precoce de patologias maternas e fetais, com o intuito de reduzir riscos e, se necessário, iniciar os tratamentos.
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o pré-natal é considerado de alto risco quando a paciente já tem uma doença prévia ou adquire durante a gravidez.
A indicação é que a mulher inicie o pré-natal assim que descobrir que está grávida. É importante ressaltar que este cuidado pode começar antes mesmo da gravidez com uma consulta pré-gestacional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de consultas durante o pré-natal deve ser igual ou superior a seis, para que haja acompanhamento adequado de cada fase da gestação.
Confira os exames de sangue que são solicitados no período gestacional.
Primeiro trimestre: durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo) ou Pesquisa de Anticorpos Irregulares Completa (P.A.I.).
Podem ser feitos perfis de ferro e dosagem de vitamina D, bem como são pedidas sorologia para doenças como rubéola, HIV, toxoplasmose, hepatites B e C e citomegalovírus.
Segundo trimestre: nessa fase é feito, nas pacientes com glicemia de jejum normal verificada em avaliação prévia, o teste de tolerância oral à glicose 75 mg, para diagnóstico de diabetes gestacional. É recomendado que seja realizado entre 24 e 28 semanas. Repete-se Coombs indireto ou P.A.I., em caso de Rh negativo.
Terceiro trimestre: é importante repetir o hemograma e algumas sorologias, como para sífilis, HIV, hepatites B e C, se as anteriores forem negativas.
As ultrassonografias são essenciais para acompanhar o desenvolvimento do bebê, e a quantidade de ultrassons dependerá do desenvolvimento do feto.
Você está pensando em engravidar? Faça o seu pré-natal com a ginecologista e obstetra Dra. Paula Deckers, com foco em Histeroscopia e Laparoscopia.