Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h

Muitos tipos de Câncer de Tubas (ou trompas de fallópio) e de Câncer de Peritônio (membrana que reveste a parede de todo o abdome e de alguns órgãos intrabdominais e pélvicos) têm a mesma origem. Origem esta, inclusive, semelhante aos tumoresde ovário. 

Entenda melhor a seguir!

A relação entre o câncer de ovário e as tubas uterinas

Existe uma teoria que diz que alguns tipos de câncer de ovário têm real origem nas fímbrias das tubas uterinas (parte mais distal que fica em contato com o ovário). 

De acordo com esta teoria, células cancerígenas originárias das fímbrias se esfoliam e se implantam no tecido ovariano, originando determinados subtipos do câncer de ovário

Diferenciando câncer de ovário, câncer de tuba e câncer do peritônio

A diferenciação diagnóstica é realizada apenas pelo resultado do anatomopatológico e imuno-histoquímica. 

Assim sendo, o tratamento para os tumores de tuba e de peritônio é muito semelhante ao tratamento do câncer de ovário, envolvendo quimioterapia + cirurgia em muitos casos. 

Os sintomas, quando aparecem, são muito semelhantes e também não há exame preventivo ou rastreamento para estes cânceres. 

O câncer de peritônio

O câncer primário de peritônio, ou seja, que se inicia no peritônio, é bastante raro. 

Na maior parte das vezes, células cancerígenas no peritônio são originárias de outros órgãos abdominais e pélvicos, sendo denominadas de carcinomatose. 

A carcinomatose abdominal cria uma inflamação no peritônio que pode causar bastante dor além de produção de uma grande quantidade de líquido abdominal, chamada de ascite. 

Alguns tipos específicos de câncer no peritônio podem ser tratados com quimioterapia infundida na barriga durante a cirurgia, procedimento chamado de HIPEC (Hyperthermic intraperitoneal chemotherapy).  

Contudo, este tratamento depende de muitos fatores diferentes e não é indicado para todas as pacientes. 

É muito importante conversar com um médico especialista de confiança, seja para identificar as melhores opções de tratamento para o câncer de tuba, o câncer de peritônio ou o câncer de ovário. Você não está sozinha! 

Quer saber mais? Agende uma consulta com a Dra. Paula Deckers!

Dra. Paula Deckers

Ginecologista Obstetra

Especialista em Endoscopia Ginecológica / Cirurgia minimamente invasiva

Ginecologista Oncológica

CRM: 168500 – SP | RQE 114443

Leia também:

Conheça mais sobre a Dra. Paula Deckers

Novidades em Terapias para Câncer Ginecológico