Que tipo de cirurgia é a laparoscopia?
A laparoscopia ginecológica é um procedimento cirúrgico muito usado para o diagnóstico e tratamento de doenças do trato genital feminino.
Na cirurgia laparoscópica, são feitas pequenas incisões de aproximadamente 1 cm para introdução de uma câmera e de pinças/instrumentos cirúrgicos. As imagens da câmeras são transmitidas para toda a equipe cirúrgica por meio de um monitor enquanto o cirurgião e auxiliares manuseiam as pinças olhando também no monitor.
A possibilidade de ampliação da imagem, e em alta definição, permite a identificação precisa de estruturas como os órgãos, os vasos e os nervos. Desta forma, pode ocorrer a maior preservação dessas estruturas quando comparada com a cirurgia convencional.
Principais indicações ginecológicas de cirurgia laparoscópica são:
- Miomas uterino;
- Retirada do útero (histerectomia);
- Cistos ovarianos;
- Endometriose;
- Infertilidade;
- Tumores ginecológicos (câncer de útero, ovário e endométrio – quando possível);
- Urgências ginecológicas (gestação ectópica, abscesso tubo-ovariano).
Além dos benefícios estéticos de pequenos cortes, a recuperação pós-cirúrgica é mais rápida na laparoscopia, havendo menor risco de infecções e abertura de pontos quando comparada à cirurgia convencional (aberta e com corte). Contudo, nem sempre a cirurgia laparoscópica é a mais indicada.
Quer saber mais sobre cirurgia laparoscópica ginecológica? Entre em contato e agende uma consulta com a ginecologista oncológica e cirurgiã ginecológica Dra. Paula Deckers.