Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h

Entenda sobre a cirurgia minimamente invasiva

Cirurgia por Video/ Videolaparoscopia e Cirurgia Robótica

A Cirurgia Minimamente Invasiva é aquela que causa o menor dano à pele e ao organismo da paciente, sendo que, na ginecologia, a vídeolaparoscopia e a cirurgia robótica são as mais utilizadas. A histeroscopia também pode ser considerada como um procedimento minimamente invasivo, mas é tratada em tema à parte.

Tanto a vídeolaparoscopia quanto a cirurgia robótica possibilitam acesso à pelve e ao abdômen da paciente, através de incisões pequenas que variam entre 0,5 e 1,5 cm. Na prática, isso se resume em menos dor no pós-operatório, retomada mais rápida das atividades cotidianas e redução da inflamação no corpo devido ao menor trauma cirúrgico. Também ocorre menor sangramento e melhor resultado estético.

Infelizmente não é todo tipo de cirurgia que pode ser feito de forma minimamente invasiva. Contudo, a maioria das cirurgias ginecológicas é passível de realização com essas técnicas.

A realização de uma cirurgia minimamente invasiva envolve uma estrutura hospitalar adequada, a disponibilidade de instrumentais específicos e a expertise de um cirurgião treinado nesse tipo de procedimento, o que geralmente leva anos para ser aperfeiçoado. Além disso, alguns tipos de cirurgia oncológica, cirurgias de úteros muito volumosos, cirurgias tecnicamente muito complexas ou de difícil acesso por pinças laparoscópicas, podem apresentar preferência pela via tradicional (aberta ou com grande corte na barriga).

Conheça a cirurgia minimamente invasiva  na ginecologia

Videolaparoscopia: O que é?

A vídeolaparoscopia é realizada após a introdução de uma câmera no abdome e a realização da distensão do abdômen da paciente. É utilizado gás carbônico para afastar a parede abdominal das estruturas internas, então são inseridas pinças por pequenas incisões na pele, permitindo a realização da cirurgia.

O cirurgião opera visualizando as estruturas em uma tela, que transmite imagens em alta definição do interior da paciente. Outro pequenos cortes são realizados para inserção de pinças e realização da cirurgia.

 Cirurgia Robótica: O que é?

 A cirurgia robótica é semelhante à laparoscopia no que diz respeito aos cortes pequenos, à insuflação de gás carbônico e à manipulação através de pequenos portais. Diferentemente, porém, esse tipo de cirurgia permite que o cirurgião opere “fora de campo”, ou seja, ele não precisa ficar segurando os instrumentos da cirurgia, que são segurados pelos braços de um robô. Assim, é possível operar o paciente a distância, sendo que o cirurgião controla os braços robóticos durante o procedimento.

 Além de evitar a fadiga do profissional, os braços robóticos são articulados de forma a permitir alguns movimentos com mais precisão e facilidade, possibilitando também uma visão tridimensional do campo operatório. 

QUAL DOS TIPOS DE CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA É MELHOR?

Até o momento, para a maior parte dos procedimentos, não existe superioridade em relação ao desfecho cirúrgico entre um ou outro tipo quando o cirurgião é bem treinado em ambos. A superioridade de um ou de outro procedimento vai depender da viabilidade e da familiaridade do cirurgião com cada tipo de tecnologia, além da complexidade da cirurgia a ser realizada.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.