Atendimento
Segunda a Sexta, das 8h às 20h

Novidades em Terapias para Câncer Ginecológico

Novidades em Terapias para Câncer Ginecológico

O termo Câncer Ginecológico se refere ao grupo que inclui doenças como o câncer de útero, o câncer de ovário e o de endométrio. Essas são condições às quais as mulheres devem estar muito atentas, buscando formas de prevenção e também se informando sobre o tratamento para se manterem conscientizadas e atualizadas.

Os avanços tecnológicos e os conhecimentos que vêm se desenvolvendo na medicina têm trazido uma grande ajuda para as pacientes que lidam com esses problemas. Queremos comentar alguns desses avanços para que você esteja ciente das novidades! Vem conosco?

Novidades no tratamento do câncer ginecológico

A seguir vamos comentar algumas das novidades no cenário atual do tratamento desses tipos de câncer. Confira!

Imunoterapia 

A imunoterapia é um tratamento voltado para o fortalecimento do sistema imunológico, para que ele combata melhor o câncer. Essa modalidade pode ser considerada em casos de diferentes tipos de câncer ginecológico, tendo se destacado, por exemplo, no tratamento do colo do útero.

Ela vem demonstrando sucesso em reduzir o bloqueio que faz com que o organismo tem dificuldades de reconhecer as células cancerígenas, facilitando para que o corpo as encontre e as combata. 

Terapias alvo-dirigidas

As terapias alvo-dirigidas focam em aspectos específicos das células cancerígenas, como proteínas ou processos genéticos que promovem o seu crescimento e disseminação. Ao mirar esses alvos específicos, os tratamentos podem ser menos prejudiciais para as células normais. Dessa forma, a doença também é combatida mais assertivamente.

Avanços em radioterapia

Os tratamentos mais conhecidos para o câncer também vêm passando por avanços contínuos e têm trazido cada vez mais contribuições. No caso da radioterapia, por exemplo, o direcionamento da radiação às células cancerígenas tem se tornado mais assertivo e eficaz. Isso melhora o potencial do tratamento e também reduz possíveis efeitos colaterais.

Vacinas terapêuticas para câncer no colo do útero

As vacinas têm o objetivo de facilitar o reconhecimento e o combate de células com características de HPV no organismo. Sua intenção é melhorar o combate dessas estruturas que podem favorecer o câncer, sendo um tratamento ainda em fase experimental.

Os ensaios clínicos no tratamento de câncer ginecológico

Alguns dos tratamentos comentados aqui já estão sendo utilizados com pacientes oncológicos de forma mais geral, enquanto alguns estão em estágio de ensaio clínico.

Ensaios clínicos são processos realizados para testar a eficiência e a segurança de tratamentos para câncer, sejam eles novas modalidades ou inovações em abordagens já existentes. Os pacientes podem participar desse tipo de processo para ter acesso a formas de tratamento que ainda não estão disponíveis para todos, o que costuma ser considerado principalmente em casos em que já foram tentadas outras abordagens que não se mostraram suficientes ou adequadas.

É importante ter uma conversa aberta com sua equipe médica e se informar com detalhes sobre esse assunto para avaliar a viabilidade e seu interesse em fazer parte desse tipo de processo.

O câncer ginecológico conta com diversas modalidades de tratamento que visam combater a doença e promover o bem-estar das pacientes. É importante que você mantenha uma comunicação aberta com os profissionais que te acompanham para decisões personalizadas e informações mais detalhadas sobre esse tema!

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. Você pode conferir mais informações sobre esse tipo de câncer no blog da Dra. Paula Deckers! Lembre-se que você não está sozinha.

Dra. Paula Deckers
Ginecologista Obstetra
Ginecologista Oncológica
CRM: 168500 – SP | RQE 114443

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.