O que é?
A Fisioterapia Pélvica é uma subdivisão da área da fisioterapia, que visa a reabilitação das disfunções do assoalho pélvico. Esse é o conjunto de músculos e ligamentos que sustentam a bexiga, o útero, o intestino e outras estruturas pélvicas.
Quando a fisioterapia pélvica é necessária?
A fisio pélvica tem um papel muito importante no tratamento de dores crônicas associadas a doenças como a endometriose, disfunções sexuais, vulvodínia, vaginismo e contraturas pélvicas, entre outras. Ela também é uma grande aliada na preparação para o parto, independentemente de qual seja a sua via: a fisio ajuda a prevenir várias alterações associadas a esse momento – como os prolapsos (bexiga, útero ou reto caídos), o enfraquecimento e a diástase dos músculos abdominais.
Pode ser um tratamento muito eficaz, ainda, para a incontinência urinária e a incontinência fecal em homens e mulheres, tanto sozinha quanto associado a outras terapias medicamentos/cirurgias ou tratamentos com laser. Já na ginecologia oncológica a fisioterapia pélvica tem um papel importantíssimo na reabilitação da função sexual, no controle de dor e na prevenção de sequelas associadas a tratamentos como a radioterapia e a braquiterapia.
Agende uma avaliação médica para saber se você tem indicação para fazer fisioterapia pélvica! Venha conhecer as nossas profissionais!