Como saber se estou na menopausa?
Calores, alterações de humor e mudanças na regularidade e fluxo do ciclo menstrual. Esses sintomas podem sinalizar o fim do período reprodutivo, ou seja, a chegada da menopausa. A menopausa é uma data fixa que corresponde à última menstruação da mulher. Definimos a data da menopausa apenas após se passarem 12 meses sem ciclos menstruais, o que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos de idade.
A fase de transição para a menopausa tipicamente caracterizada por irregularidade menstrual, aumento dos períodos entre menstruações e os sintomas acima discriminados é chamada de climatério.
Sintomas que comumente se iniciam no climatério ou após a menopausa são:
- Ressecamento da região íntima
- Redução da libido;
- Infecção urinária recorrente
- Incontinência urinária;
- Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de calor que começam no pescoço e na face, podendo ser acompanhadas de vermelhidão momentânea nos mesmos lugares, palpitações, sudorese e tontura;
- Irritabilidade, depressão, labilidade emocional;
- Esquecimentos frequentes e insônia;
- Unhas e cabelos quebradiços, pele mais opaca e menos elástica;
- Aumento da gordura abdominal;
- Fragilidade dos ossos (osteopenia ou osteoporose);
- Risco aumentado de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.
Algumas mulheres têm muitos sintomas ou grande impacto dos sintomas na qualidade de vida. Já outras passam praticamente assintomáticas pelo período. Existem exames e cuidados específicos a serem realizados durante o climatério e após a menopausa, mesmo que não haja muitos sintomas. Além disso, pode ser necessário introduzir medicações hormonais ou não hormonais para ajudar a reduzir os sintomas durante a transição e aumentar a qualidade de vida. Consulte a ginecologista Dra. Paula Deckers para entender os cuidados necessários e para avaliar qual tipo de tratamento pode ser indicado para você!